Matérias anteriores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Técnica x musicalidade

Há quem ame ou odeie uma das duas? rsrs. Não é para tanto certo? Mas acontece que onde vou escuto esses papos, seja em estúdios, escolas de música, conservatórios "ahhh conservatórios musicais...rsrsrs" e acreditem, eu já vi muita gente ser totalmente do contra e muitos, quando digo muitos são muitos a favor hein, eu mesmo já me peguei falando, eu não um baterista técnico, não sou um músico técnico e tal, só toco em meus projetos e blá...blá...blá! Hoje tenho muito cuidado com o assunto, primeiramente respeito e atitude para compreender que estamos falando acima de tudo sobre música ou seja, arte.

Como diz uma canção por aí, "niguém é dono da verdade, mas pode ter sua posse, ciente da verdade eu faço o que eu posso" e na minha humilde concepção, a verdade é que todos temos técnica, seja ela apuradissima de maneira acadêmica adquirida com pesquisa e estudo do instrumento bem a fundo ou de maneira digamos mais natural, como se diz; autodidata, aprendendo sem o estudo mais detalhado, com os discos, com as dicas, sem ir tão a fundo, sem respeitar algumas regras técnicas na execução do instrumento, porém, conseguindo extrair um excelente som, e cá entre nós, o que ganha jogo mesmo é gol, lembrando que não estou "puxando a sardinha para lado nenhum" rsrsrs.

Esse assunto é bastante manjado em literaturas especializadas sobre música, quando pensei em escrever sobre desisti algumas vezes, mas sempre me deparava com essa assombração, rsrsrs, e sempre li que estudar é preciso, demorei para acordar musicalmente e abrir a mente, mas enfim, nunca é tarde, talvez tenha que acelerar um pouco mais para alcançar o tempo perdido. Vejo hoje em dia, todos nós que tocamos e estudados um instrumento temos essa gangorra de pensamento em algum momento de nossas vidas musicais, salvo aqueles que derepente precocemente influenciado por ume stilo musical que exige muita técnica ou por familiares músicos já comecem de cara estudando o instrumento para valer, eu tive algumas fases, mas acredito que o ideal seja buscar um equilibrio entre a técnica e musicalidade, o tão famoso "feeling", mas isso vai depender muito do seu objetivo final, e lembro que, já dizia um grande batera e filosofo; "A técnica é um meio e não o fim" então vamos as concepções básicas.

A técnica e musicalidade

É obvio que se pretende fazer trabalhos mais virtuosos isso irá exigir de você como músico uma técnica muito aprimorada, portanto, não dá pra ficar "viajando em feeling" com um monte de rudimento sujo, tocando fora do click e desrespeitando o lado mais racional da música, por outro lado, uma banda de música própria, ou projeto instrumental pode ser que não exija um exceção absurdamente técnica do instrumento, ou seja, essa dosagem só vai depender mesmo do perfil do trabalho que está sendo realizando e não com a capacidade dos músicos envolvido no mesmo.


O mesmo acontece no inverso, derepente e um projeto mais autoral será toalmente desnecessário a técnica excessiva, aquele lance de velocidade e tudo mais, simplesmente funcionará o "menos é mais" e assim a música irá respirar.

E agora para finalizar e evitar falar mais besteira (rs), música é arte, porém temos que nos situar, enxerga cada situação com os olhos que a mesma pedi, e claro, não por isso deixar de estudar muito, seja da maneira que mais se adequar, da forma de que melhor produzir e tirar um lindo som do seu instrumento, portanto, vamô que vamô MADEIRA NA PELE BRASIL!!!

Abraços!!!

Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário