Matérias anteriores

sábado, 2 de abril de 2011

Encontro de Bateristas

O que é o Bateras 100% Brasil?

Segundo Dino Verdade grande baterista e professor a idéia do projeto começou em 1996 quando ele fez um encontro de duas baterias, onde uma repórter local perguntou se ele pretendia quebrar o Guinness Book, de lá para cá a brincadeira só aumentou, muitos dizem que Dino realmente é maluco, que bom, que continue assim eternamente (rs),  essa maluquice com muito trabalho, apoio de marcas, parcerias, enfim muita alegria e amor pela música só aumentou e hoje já é o maior encontro de bateristas da America Latina onde o recorde é de 156 bateristas de todas as idades executando uma peça, uma verdadeira orquestra de bateria.

O encontro de bateristas apresenta um pouco desse nosso universo dos tambores para aqueles que não tem tanto contato e mostra que a união não só faz a força, mas faz um poderoso e belo som galera, essa locomotiva sonora está em ação desde 7 de Julho de 2000 data que marca sua primeira apresentação na cidade de Brasília na abertura oficial do Festival Porão do Rock, grande bateristas brasileiros executaram a peça "bateras Beat 2000" escrita pelo idealizador do projeto Dino Verdade, essa massa sonora matematicamente falando somou seis dezenas e quatro unidades de bateristas, isso mesmo, 64 bateras quebrando tudo contando com a ilustre presença de Robertinho Silva e outros nomes da cidade que são Daniel Oliveira, Renato Glória, Vinicius Corrêa, Pedro Mamede, Cesar Borgato, Rodrigão, Helder, Dennis, Dillmar Santos e Naná Aragão que se deslocou de São Paulo especialmente para o evento.

Abertura do evento foi com o grande Robertinho "Swing" Silva executando um solo primoroso, logo em seguida a orquestra de batera com regência de Dino Verdade veio soltando o braço em grooves e levadas tocadas em uníssono deixando o público presente de aproximadamente 10 mil pessoas sem piscar os olhos e de ouvidos atentos esperando sempre a próxima frase.

No ano seguindo o Bateras 100% Brasil aumentou conseguindo unir 88 bateristas, alguns dos nomes que estiveram presentes fortalecendo essa máquina percussiva foram Guto Goffi (Barão Vermelho), Boka (Ratos de Porão), Naná Aragão (Instituto de Bateria Bateras Beat), Maurício Leite (Solo), Alaor Neves (Solo), Bacalhau (Ultrage a Rigor), Marcelo Domingos e Tico Batera (Batucadas 1000), Vinícius Corrêa, Renato Glória, e outros grandes bateras brasileiros.

Dino Verdade escreveu uma nova peça com 4 vozes o que aumentou o poder de voz e com a variação de ritmos também ficou mais bela e foi apreciada por um público de 75.000 pessoas presentes.

O evento cresceu muito e a cada ano mais bateristas se cadastram pela internet interessados em fazer parte deste maravilhoso espetáculo da bateria brasileira. Escolas e lojas músicas estão cada vez mais levando o encontro de bateras para suas cidades.

Este ano já ocorreram algumas apresentações, os ensaios dessa orquestra de bateras aconteceram numa conhecida casa de shows de São Paulo, o Hangar 110. De acordo com a história em 7 de Julho de 2011 o Bateras 100% Brasil irá completar 11 anos, porém a comemoração e o presente vêm para o público e bateras que fazem acontecer, pois está confirmado a abertura oficial da Virada Cultural em São Paulo com o Bateras 100% Brasil, expectativa para o público é de mais meio milhão de pessoas.

Na imagem ao lado, encontro na cidade Santo André - SP, quebra do Recorde Latino Americano com 156 bateristas em 2006 junto batemos o recorde dos espanhóis de 120 bateristas.
Foto - www.baterasbeat.com.br 

O Madeira na Pele Brasil não poderia deixar de divulgar e presenciar este dia que será histórico para a bateria brasileira, onde muitos batuqueiros de plantão, muito som, muita energia unidos por um só objetivo, a música!

AGENDA DO MADEIRA NA PELE BRASIL

Bateras 100% Brasil
Sábado dia 16 de Abril às 16 h, no Vale do Anhangabaú em São Paulo.

Mais informações, inscrições acessem: http://www.baterasbrasil.com.br

Um abraço a todos e nos encontramos lá!

Gil.

Um comentário: